quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Adveniat - Notícias

Já faz algum tempo que a televisão perdeu seu último atrativo para mim: os telejornais. Comecei a perceber que me fazia mal ver tantas notícias ruins no final da noite, e passei a usar a internet para me manter informada, porque posso ao menos selecionar aquilo que não agridirá meu espírito. Acredito que violência e maldade sempre existiram na Terra desde que o pecado se instalou por aqui, mas um homem do tempo de Jesus não era tão atormentado pela maldade humana quanto nós hoje, expostos pela mídia aos detalhes sórdidos do Mal em nível global. Eu sempre imagino como ficaria a cabeça desse homem hipotético se ele fosse trazido para nosso século sem passar pelo processo de banalização da miséria que os jornais fizeram conosco. Não à toa, hoje o medo virou doença, e a solidão – esse sintoma de desesperança – um mal característico de nosso tempo. São tristes as notícias que estão contando.

Mas não basta desligar a TV para escapar das notícias ruins. A sabedoria popular já diz que elas voam, e sempre nos alcançam, afinal, estamos vivendo num mundo corrupto, sofrendo as consequências de milênios de pecado. Não importa o quanto façamos para nos sentir seguros, uma hora a notícia trise chegará à nossa porta. Nem Jesus escapou disso. Um dia, estando Ele em retiro além do rio Jordão, alguém lhe comunicou que Lázaro, um amigo amado, estava bastante enfermo. Com uma notícia dessas costumamos nos desestruturar. Planos são alterados, preocupações tomam conta de nossa mente, não conseguimos nos centrar muito bem nos afazeres diários, parece que, de repente, somos transportados para um mundo de insegurança onde o pior horizonte está sempre apontando na direção de nossos olhos.

Mas Jesus, que ao contrário de nós tinha uma pecepção espiritual muito refinada, qe uma proximidade muito forte com o Pai, disse algo que acho ser a frase dos sonhos para todos os milhões de doentes que neste instante padecem nos hospitais. A frase desejada por todos os familiares destes, pelas mães que não sabem mais o que fazer para aliviar o sofrimento de seus filhos, pelos pais que receberam um diagnóstico terrível quando estavam vivendo uma gravidez sonhada e feliz. Jesus disse: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.” (João 11:4)

Em muitas outras passagens bíblicas, pessoas que estão sendo atormentadas por doenças físicas, mentais ou espirituais foram retiradas do plano da miséria, uma vez que suas enfermidades eram vistas pelos judeus como fruto direto ou indireto do pecado, para o plano de honra: o motivo de seu sofrimento era testemunhar o poder de Deus. Foi assim com o paralítico de Capernaum (Marcos 2:12), com a mulher paralítica (Lucas 13:13), com os dez leprosos (Lucas 17:18), com a mulher samaritana (João 4:39), com o jovem endemoniado (Lucas 9:43), e com o próprio Lázaro (João 11:40).

A Bíblia não utiliza esse argumento para explicar a causa de todo sofrimento humano, de todas as desgraças que acontecem aos filhos e criaturas de Deus. Em muitos casos simplesmente não parece haver uma explicação, porque nossa mente não está apta a entender como se processam os desígnios espirituais em relação ao nosso mundo. Creio que um dia isso nos será revelado, mas até lá, muitos pais, mães e família ainda hão de chorar seus mortos.

Mas Cristo nos dá uma esperança a que podemos nos apegar: não existem apenas más notícias. O Evangelho é a boa nova de que a lógica do pecado gerando a morte pode ser diferente, e sofrimento, tenha motivo ou não para acontecer, terá fim. Eu posso crer no poder de um Deus que me escolheu para mostrar ao mundo que Ele tem poder de curar e salvar. Quero que esta crença me faça viver de modo levar esperança a outros também. Que me faça sorrir e viver serena o bastante para sentir que há um bom propósito em eu estar aqui. Mesmo sem saber os motivos de Deus. Quero apenas sabê-lO. Respostas ou soluções podem não ser tão importantes quanto ter uma Fortaleza onde me abrigar até aquele esperado dia... (Salmo 62: 5 – 7; Apocalipse 21).

Um comentário:

Marco Aurelio Brasil disse...

E enquanto eu leio isso, vejo que houve 4 mortos esta manhã por conta das chuvas em São Paulo. Ora vem, Senhor Jesus!